terça-feira, maio 22, 2012

Cinemusicorium

Image and video hosting by TinyPic

Às vezes, quando menos contamos, recebemos um convite inesperado, lembraram-se de nós e convidam-nos para algo que nem tínhamos reparado que ia haver.

Na semana passada foi assim, fui até ao TAGV ouvir a Orquestra Clássica do Centro a interpretar músicas de bandas sonoras como "Gladiador", "Danças com Lobos", "Psycho", "A Ponte sobre o Rio Kwai", "Morte em Veneza", "Braveheart", "Jesus Christ Superstar", entre outras. Sendo eu uma aficionada por filmes e respetivas bandas sonoras, não pude deixar de marcar presença. Alguns filmes eu não vi, algumas bandas sonoras não conhecia (para mim faltou o Senhor dos Anéis, era a cereja no topo do bolo), mas isso não fez nenhuma diferença, é musica, é uma orquestra e eu estava sentada na primeira fila.

Uma das coisas que apreciei bastante foi a apresentação, cada música foi apresentada com um resumo do filme e respetivas imagens, o apresentador foi Vasco Otero, da RUC, sabem quando já vimos alguém mas não nos lembramos de onde? Só no dia seguinte é que me lembrei, sou péssima com caras, e neste caso o que me lembrava era da voz, vi o Vasco no TEDx em Coimbra em 2010, e lembro-me que na altura tinha gostado bastante da apresentação.

Gostei de como terminou a primeira parte ("A Ponte sobre o Rio Kwai"), foi giro a seguir ir a casa de banho e ouvir toda a gente a cantarolar. A seguir seguiu-se a segunda parte, onde não havia metais, a Orquestra tocou várias músicas de Psyco, e tenho a dizer que a música que acompanha o momento do assassinato no filme, arrepiou! Mesmo sem imagens, acho que foi o momento mais intenso na noite.

Para terminar com chave de ouro, "Jesus Christ Superstar", de um dos meus preferidos of all times, Andrew Lloyd Webber (já vi o Cats duas vezes ao vivo, e o Fantasma da Ópera, e não sei de qual gostei mais).

Fico à espera do próximo evento destes :)

0 comentários: