terça-feira, março 15, 2011

30 dias de livros - dia 12

Um livro que adorava mas que já não gosto

O Soldadinho de Chumbo de Hans Christian Andersen

Há uns tempos a sobrinha mais velha andava com este livro que me tinha pertencido e estava eu a ler-lhe a história, quando chego à ultima página e me apercebo que a história não tinha um final nada feliz, levanto os olhos e digo para a minha irmã com um ar extremamente desiludida ,como um criança que acabou de descobrir que o Pai Natal não existe:

"Mas isto não acaba bem", disse em jeito de socorro. Ao que a minha irmã responde:

"Pois não, tens que alterar o fim."

E lá me viro eu para a sobrinha e digo:

"Pronto, e viveram felizes para sempre".

Será que também era isto que me faziam quando eu tinha a idade dela? Não me lembro nada deste final e lembro-me do resto da história.

Spoiler: caso haja por aí alguém iludido como eu, é só para dizer que o Soldadinho morre queimado e a Bailaria morre ao lado dele. No dia seguinte ao varrerem as cinzas no lume só sobra o coração de chumbo e a fita do cabelo da bailarina.

Coisa triste.

1 comentários:

Margarida disse...

Não temos de alterar todas as Historias de crianças, mas também não vale a pena po-las a chorar antes de dormir porque o soldadinho morreu, certo?