quarta-feira, dezembro 15, 2010

Jantar no Dona Especiaria

E como Chef disse no fim da refeição "façam publicidade se gostaram e se não gostaram falem na mesma" cá fica o review.

Há uns tempos tinha ouvido falar do Dona Especiaria e fiquei curiosa com o conceito. Ontem foi dia de ir experimentar o restaurante.

A localização é numa antiga tasquinha, quem passa na rua quase não dá pelo restaurante, não tem letreiro, a porta está fechada, só lá vai quem conhece.

Menu não existe, come-se o que o chef tiver decidido cozinhar naquele dia. Primeiro veio um cházinho de tília para "despertar os sabores", seguiu-se a fruta, depois a entrada (foi a minha parte preferida): pãozinho acabado de sair do forno recheado com bróculos, cogumelos e manteiga de alho, acompanhado com requeijão. Segue-se a sopa (quem não come sopa, não tem direito a mais nada, estamos em casa do chef é para comermos a sopa), neste caso foi sopa de abóbora, creme de castanhas, nabo e couves (cheirava bem como tudo), como meninas bem comportadas tivemos direito ao segundo: bacalhau com batata frita, nabo e muita cebola, acompanhado de um ovo estrelado "sabe sempre bem um ovo estrelado com bacalhau", disse o chef, eu confirmo.

O prato de carne foi arroz malandro, com grelos, enchidos e borrego (confesso que não sendo fã de grelos, comi tudo). E depois? Depois veio a cereja no topo do bolo: tarte de requeijão com castanhas e mousse de chocolate feita no forno com requeijão e nozes.

Tudo isto vai sendo "regado" com espumante a refeição toda. E o melhor de tudo? O chef a cada prato diz os ingredientes que levou e como fez as coisas.

Pequeno pormenor, sentámos-nos às 21h30 e às 00h45 estávamos a sair do restaurante, muita conversa, foi giro apreciar e saborear tudo, tal como deve ser uma refeição à séria.

E eu? Eu vou tentar imitar a mousse. A repetir :)

4 comentários:

Kelle disse...

Entao e onde fica o tao falado restaurante?

Kris disse...

tinha me esquecido do link.

morada:
R Dr Joaquim António de Aguiar, 43 - 53
Coimbra, Portugal, 3000-231

perto da sé velha :)

ruiaf disse...

É preciso reservar?

Kris disse...

Rui, não faço ideia :S, mas eu reservei