terça-feira, junho 23, 2009

Tribos

Uma coisa boa quando se viaja é ter tempo para pôr a leitura em dia nos transportes sucessivos que se vai apanhando. Se o livro for mau conseguimos mais rapidamente por outra coisa em dia: o sono. Pena é quando o livro é bom e enquanto não o terminamos não conseguimos dormir.

"Tribos" de Seth Godin, um dos bloggers mais influentes do mundo é um livro é diferente, é daqueles livros que convém ler umas páginas todos os dias para ir assimilando as diferentes ideias.

Ensina-nos que líderes precisam-se. Formem tribos! Para tal só precisam de um grupo de pessoas que partilham uma ideia em comum, um meio de comunicação et voilà.

Também dos dá exemplos ou que não e não são tribos, vários exemplos, dá o empurrãozinho que é necessário para darmos aquele "passo em frente" que ainda não conseguimos, desafia-nos. Impulsiona os hereges (pessoas que pensam out-of-the-box e que têm a tal ideia) a tomar uma acção.

Frases para mais tarde recordar:

- "As tribos crescem quando as pessoas recrutam outras pessoas. É assim que as ideias se espalham bem. A tribo não faz isso pelos líderes, claro. Fá-lo por ela própria, pelos seus membros.A liderança é a arte de dar às pessoas a plataforma para difundir ideias que funcionam."

- "Se a vossa organização exige sucesso antes de empenho, nunca terá um deles."

- "Flynn Berry escreveu que nunca devemos utilizar a palavra oportunidade. Não é uma oportunidade."

Recomendado a quem gosta de marketing e liderança.

0 comentários: