domingo, março 15, 2009

As línguas - take 8

Algo que ainda não tinha falado era da quantidade de línguas que se falam em África do Sul.

Uma das vezes que fui levantar dinheiro, introduzo o cartão e surgem me 8 línguas para escolher: Inglês, Afrikaans, Zulu e outras 5 que para além de nunca ter ouvido falar, nem conseguia pronuncia-las.

No trabalhado, depois do Inglês a que mais ouço falar é Afrikaans e que deu origem a mais uma das célebres "barracas de kris".

Ora, então, na minha equipa um dos meus colegas disse que tinha ascendência Alemã tendo em conta que outra colega é loira, daquelas mesmo loirinhas e branquinhas, pensei que também fosse alemã. Pensava eu, na minha ignorância, que toda a gente falava alemão ali.

Entretanto, reparei que o rapaz que está sentado à minha frente, também falava "alemão" com mais uma quantidade de gente. Até que, finalmente, decidi perguntar ao meu colega se toda a gente ali falava alemão, e descubro que na realidade estavam a falar Afrikaans. E que como a língua descende do holandês as semelhanças sonoras com o alemão são significativas. (Boa Kris!)

E depois há outros colegas, que falam as outras línguas, aquelas que eu não consigo pronunciar, e que também devem ser essas que os empregados falam à minha frente.

Mas pronto, felizmente, desta vez foi só uma pessoa que reparou na barraca.

0 comentários: