quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Conselhos para quem viajar na Ryanair

Na minha última viagemregressei de Madrid num voo da Ryanair para o Porto a 10€ e fiquei super satisfeita, além de ter poupado muito dinheiro, chegámos antes do tempo, ao contrário de todos os outros vôos onde já tinha andando com outras companhias.

No entanto, decidi deixar aqui uma lista de conselhos, que também se aplicam a outras companhias, para quem vá viajar:

- Optar por efectuar check-in online (caso só se viaje com bagagem de mão) - apesar de ter o inconviniente de ter de se pagar num cyber café para efectuar o check in e imprimir os bilhetes (no caso do hotel não ter internet) tem as seguintes vantagens:

- Mais barato;
- Somos primeiros a entrar no avião - quem efectua check in online tem priority boarding, ou seja, como não existem lugares marcados no avião segue-se a política first-come-first-served e quem efectuou check in online passa a frente na fila :)

- Ir para a porta de embarque o mais cedo possível - ao contrário das outras companhias, onde muitas vezes se começa a embarcar depois da hora do vôo, a Ryanair começa logo a embarcar de modo a minimizar o tempo de espera da gare. Assim, quem não efectuar check in online tem de ir para a fila de espera para entrar no avião e sujeita-se aos lugares livres que existirem quando entrar...

- Tentar ser dos primeiros a entrar no avião para ter espaço mala - como a maioria das pessoas só viaja com bagagem de mão, o espaço para a bagagem de cabine é rapidamente preenchido, os últimos a entrar sujeitam-se aos lugares que há e ao espaço para malas livre, às vezes na outra ponta do avião.

- Reparar se a fila tem janela - pronto eu confesso, eu não fazia ideia que "apertavam" o espaço dentro do avião para caberem mais lugares, assim há filas que não tem janela (sim, viajei a olhar para a parede... já tinha arrumado as malas e os outros lugares foram-se preenchendo).

Espero que seja útil a alguém :)

12 comentários:

gauthma disse...

Eventualmente é capaz de ser útil! Já agora, para teres arranjado esse voo a 10 euros, com quanto tempo de antecedência tinhas marcado a viagem?

Kris disse...

Se fores consultando o site eles vão tendo várias promoçoes.

Neste caso reservei 10 dias antes, mas o vôo já tinha estado mais caro.

sartago disse...

Hum, eu fiz Porto-Liverpool (and back) e foram das piores viagens que fiz.. Lol foste virada para qual parede? De qualquer forma, Porto-Madrid é bem mais curto e a densidade de ingleses histéricos com criancinhas aos berros deve ser mais baixa :)

Bom, mas ainda bem que gostaste! E foi um preço muito bom!

r i t a disse...

Isso de viajar sem janela não é so na Ryanair, não me recordo agora qual foi a companhia (que não era de Low cost) e tb não tinha janela...

Gonçalo disse...

Hum :)

Muito util o teu post :)

EU vou fazer o meu primeiro voo, dia 24 de abril pela ryanair e todas as dicas sao muito uteis :) Porto - Barcelona - Alghero

So uma coisinha...levaste mala de mao?Eles implicam se o tamanho da mala for ligeiramente superior ao permitido por eles?

Obrigado :)

Kris disse...

Obrigada, escrevi-o na esperança de ele ser útil a alguém um dia :)

a minha mala ia dentro dos limites, mas a minha amiga que viajou comigo, transportava um saco fora das medidas e ninguém disse nada.

Eu além da mala trazia um saco a tiracolo e um "canudo" com posters que tem cerca de 1m de altura, ninguém verificou, mas não posso dar a certeza que não o comecem a fazer.

aquarioshow disse...

Ótimo post, gostaria de saber se é possível despachar mais que uma mala por pessoa mesmo que tenhas que pagar taxas

Kris disse...

aquarios:

acabei de verificar no site da ryanair e podes levar 3 malas sendo que uma custa 20€, duas 60€ e tres malas 100€

Jorge Justino disse...

Olá, vi que este post já tem algum tempo mesmo. Até me sinto mal de estar a fazer estas perguntas, pois devem revelar um total nível de ignorância. Sempre viajei pela TAP, e o procedimento foi sempre igual...ia ao site da TAP, marcava a viagem, fazia o pagamento por multibanco e recebia no meu e-mail, o comprovativo da viagem. Imprimia, chegava ao aeroporto para fazer o check in e pronto, davam-me o bilhete e era esperar para entrar no avião. Agora, há pouco tempo, andei pelo site da Ryanair e encontrei de facto, viagens bem baratas. Estava a pensar partir de Faro até Londres. Se pudesse informar-me como se processa na Ryanair o processo de pagamento e depois tudo o que tenho de fazer para estar seguro da viagem e não ter de gastar mais nenhum dinheiro, iria ajudar-me imenso. De qualquer forma, um muito obrigado só pelo simples facto de ter perdido o seu tempo a ler..

Kris disse...

Jorge, o pagamento é feito no site da ryanair, atenção para retirar o seguro de viagens e extras desnecessários como priority boarding.

O pagamento é normal, pode ser VISA, usar mbnet, tal como noutra compra no entanto a Ryanair cobra 10€ por bilhete se usarmos visa, o meu conselho é adquirir um cartão pré pago. Aconselho a leitura deste post para mais informações sobre os cartões pré pagos (http://www.lowcostportugal.net/viajar/companhias-aereas/como-nao-pagar-taxa-na-ryanair-mastercard-pre-pago-e-alternativas/2010/02/)

penso que 15 dias antes da viagem pode-se fazer o checkin online, é só imprimir os cartões de embarque et voilà :)

no dia da viagem, como não existem lugares marcados (primeiro entra quem tem priority boarding, penso que é um extra que não compensa) convém ir para a fila de embarque cedo para apanhar bons lugares. de referir que só se pode levar 1 item (só mesmo uma mala, nada de mala e carteira) até 10kg, eles por vezes pesam a bagagem no momento de embarque.

Se houver mais alguma coisa que possa esclarecer...

E boa viagem :)

Tiago Rebelo disse...

Boa tarde!

Peço desculpa por estar a comentar um post feito há tanto tempo. Ora bem, vou viajar daqui a uma semana para Londres na Ryanair e tenho uma dúvida em relação à bagagem: no site referem que o limite das malas de mão é 55x40x20 e a minha mala excede cerca de 2cm em largura, tem, por isso, 22cm. Haverá problema? Impedir-me-ão de embarcar?

Grato pela disponibilidade,
Tiago Rebelo

Kris disse...

Olá Tiago,

nem sempre controlam as medidas das malas, a mala é rígida? a mala para passar tem que encaixar numa estrutura do tipo desta:

http://thesavvybackpacker.com/675/ryanair-survival-guide-tips-for-flying-ryanair/

se a mala de adaptar não deves ter problemas.

em último caso eles têm o multibanco na mão para cobrar o facto de a mala ir para o porão, atenção que essas estruturas às vezes também têm uma balança.

espero que tenha ajudado :)